Aprenda a motivar sua equipe
Postado em 09/08/2019 Aprenda a motivar sua equipe
 SBCoaching – 

Entre todas as questões e preocupações que envolvem o trabalho de um líder, a principal delas é como motivar equipe.

Já que a tarefa exige muito empenho, decidimos ajudar você nessa missão.

Não deixe de acompanhar o artigo.

Você vai entender a importância de manter os profissionais motivados e conhecer algumas dicas para aplicar aí na sua organização

Dicas poderosas de como motivar equipe

Acompanhe a seguir 7 práticas para incentivar e engajar os seus liderados!

1) Seja um exemplo

Um líder deve ser uma figura inspiradora. E, para isso, além de despertar nos outros o desejo de reflexão e a adoção de novos comportamentos, deve servir como um modelo. Afinal, um discurso, por mais bonito que possa ser, não convence se faltar consistência e alinhamento à prática.

2) Esteja presente e disponível

A equipe precisa sentir que o líder é um suporte. Dessa forma, procure se informar sobre o que está acontecendo no ambiente e mostre-se disponível. Sabemos que a agenda de um líder é repleta de compromissos, mas, se quer ter um grupo motivado, deve dedicar alguns períodos aos liderados.

3) Integre os colaboradores aos propósitos da organização

Dificilmente um profissional se sentirá engajado se não conhecer os valores e objetivos da empresa em que atua. É necessário que ele crie uma conexão. Além disso, precisa saber qual é o papel dele nesse processo, qual a expectativa em relação ao trabalho e como pode contribuir com os resultados.

4) Cultive a valorização e o reconhecimento

Todos os indivíduos esperam ser reconhecidos por suas boas atitudes e desempenho. Se um profissional demonstra competência necessária e executa um ótimo trabalho, mostre a ele que você nota isso e agradeço-o. Nem sempre as recompensas são possíveis, mas o ato de valorizar é importante e contribui com a motivação.

5) Realize feedbacks

O diálogo e o retorno são imprescindíveis para a correção de erros e a construção de novos comportamentos. Por isso, procure sempre realizar feedbacks com a sua equipe. Estabeleça um calendário com os dias certos para serem feitos ou apenas garanta que não fique muito tempo sem aplicá-los.

6) Incentive o desenvolvimento

Um bom líder é capaz de identificar as características de cada membro da sua equipe. Essa habilidade é essencial para estabelecer as qualificações e as vulnerabilidades que precisam ser aperfeiçoadas. Portanto, faça esse exercício e garanta que os seus liderados se comprometam com o crescimento pessoal e profissional.

7) Promova dinâmicas

As dinâmicas são importantes estímulos na busca pela motivação. Elas despertam a reflexão sobre comportamentos e representam um grande passo na jornada de mudanças e evolução. Elas podem ser aplicadas com objetivos específicos. Você pode pesquisar alguma que tenha relação com um tema que você gostaria de abordar com a sua equipe.

 

Os benefícios de manter a motivação em alta

São muitas as vantagens atribuídas à motivação. A maior delas é a produtividade.

Quando um indivíduo está engajado, tende a produzir mais, com maior qualidade.

Também são benefícios da motivação: o aumento da autoestima e da autoconfiança, a otimização do tempo, a organização e a melhora no clima organizacional e nos relacionamentos interpessoais.

Gostou do conteúdo? Quer aprender a motivar sua equipe na prática?

Cadastre-se e converse com um de nossos consultores clique aqui!

 

 

Voltar para o Blog