04 dicas para ser um líder de sucesso
Postado em 30/08/2018 04 dicas para ser um líder de sucesso

Antes de dizer quais são as boas práticas que um líder preserva, vamos analisar de forma breve a diferença entre chefe x líder.

CHEFE

Um chefe é alguém que pensa somente nele, não tem o hábito de ouvir ou aceitar novas ideias, está sempre observado o andamento das coisas de longe, não toma a frente dos projetos e não fornece ferramentas para sua equipe alcançar os melhores resultados, suas duas principais práticas são ordenar e esperar que as coisas aconteçam, o que a longo prazo desmotiva a equipe.

Seu lema é: apenas faça.

LÍDER

Um líder é humanizado, é inspirador, fornece ferramentas, orienta com clareza, estimula a criatividade e garante que todos os colaboradores estão confortáveis e se sentido úteis para a construção de um resultado, reconhece a importância que cada um tem na jornada, por isso possui a confiança de sua equipe.

Seu lema é: trabalho duro.

04 dicas para ser um líder de sucesso 

Compartilhe as conquistas

Um líder visionário sabe que o todo é maior que a soma das partes, por isso faz questão de deixar totalmente claro a ideia de que todos cooperaram para a superação de um obstáculo. Isso motiva os colaboradores a compartilhar suas melhores práticas para fortalecer ainda mais a equipe.

Conheça seus colaboradores       

É normal as pessoas ficarem anos trabalhando em uma empresa, porém dificilmente são realmente conhecidas com profundidade, pois são contratadas para desenvolver um determinado tipo de atividade e caso não atendam são dispensadas.

Neste caso não estou buscando o relacionamento próximo de amizade entre as pessoas, mas sim, dando voz ao reconhecimento profissional, pois depois de um tempo é importante saber identificar onde cada colaborador poderá contribuir de modo eficaz, encaixando experiências e habilidades técnicas.

Assuma a responsabilidade

A busca pela inovação acontece o tempo inteiro dentro de uma organização seja para atender, resolver problema, sanar dúvidas, porém sempre existira alguma divergência que acarretará em falhas, seja na comunicação escrita ou verbal, normalmente quando isso acontece o líder não busca culpados, ele assume a responsabilidade e foca em atender, depois debate com a equipe o que poderia ser melhorado.

Motive através do exemplo

Um líder que se mantem atualizado sobre as tendências de mercado, que ensina a sua equipe aquilo que sabe e que procura manter um relacionamento ético com as pessoas, é admirado por todos, pois ele vive de acordo com aquilo que fala e reproduz nas pessoas o desejo de fazer igual.

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